Itália mês a mês

O que vocês não me pedem chorando, que eu faço sorrindo?

Depois do post da Eslovénia várias pessoas me pediram o mesmo para Itália. Decidi então que vou fazer para todos os destinos com que trabalho.

E claro, o seguinte só podia ser La Bella Italia, amore mio.

A Itália é linda em qualquer estação do ano. De Norte a Sul e de Este a Oeste. Do Piemonte à Sicília. Não tem um local na Itália que não me agrade.

E tem Itália para todos os gostos. Gosta de praia? Tem. De montanha? Tem. De aventura? Tem. De história? Tem.

Mas, para viajar para a Itália é muito importante saber qual a melhor altura para VOCÊ ir. Porque só você pode determinar o que mais te agrada ou não em cada estação e escolher uma para chamar de sua (não vamos entrar no mérito de só poder ir no Verão, porque…. ou no Inverno porque….porque estaria a individualizar demais o post tá?).

Bora lá?

Inverno

O Inverno na Itália tem uma gama variada de temperaturas de Norte para Sul, mas em geral é frio sim. No Norte é bem mais frio, clássico de um inverno europeu tradicional, com as montanhas cobertas de neve, em paisagens maravilhosas de tirar o fôlego. Se você é amante de desportos de inverno, esta é concerteza a época perfeita.

Dezembro

Dezembro é frio. Bastante frio. Mas Dezembro marca o início da época festiva do Natal. São dias mágicos, encantadores, de sonho. Mas as temperaturas variam bastante de norte a sul. Por exemplo em Milano, média de 7 ºC máxima enquanto Roma tem uma média de 13ºC e Palermo de 16ºC.

As ruas enfeitadas, as missas, o ambiente festivo, os cheiros e sabores, tudo isso fazem da Itália um país lindissimo para passar umas férias nessa altura.

Os mercados de Natal do norte de Itália, por exemplo Merano e Bolzano e em geral as pequenas cidades nas Dolomites, são lindíssimos, e com crianças vai ser uma experiência que elas não vão esquecer nunca.

Se você gosta de umas comprinhas, Milano em Dezembro é incrível. As decorações festivas na Piazza Duomo e Galleria Vittorio Emanuele, e as vitrines do Quadrilatero della Moda são um deleite para os olhos e um lugar fantástico para comprar um presente especial ou mesmo só para admirar.

Para mim (mas vocês sabem o quanto sou apaixonada por ela) Roma é magnífica no Natal. A Piazza San Pietro fica simplesmente fabulosa com a árvore gigante e o presépio em tamanho real. Sem contar com a missa do galo é claro.

Outra cidade linda no Natal é Nápoles. Nápoles é famosa pelos seus presépios e existem centenas deles por toda a cidade. O Museo Nazionale di San Martino tem uma coleção de presépios que datam de 1800, e a Via San Gregorio Armeno abriga um mercado todo dedicado a eles.

Não perca, e não tenha preconceito, viaje para Nápoles de coração aberto e voltará apaixonada.

Mas se Natal não for a sua praia, Dezembro também oferece o festival do cinghiale (porco bravo) na Toscana, na cidade medieval de Suvereto. O festival acontece no início de Dezembro e atrai imensa gente. Ainda não provou Pappardelle al Ragú di cinghiale? Não sabe o que perde!

Janeiro e Fevereiro

Janeiro e Fevereiro têm menos turistas o que significa claro, menor procura e claro, preços mais baixos (atenção que não estamos falando de início de Janeiro e da época alta tá?).

Ainda é frio, mas um frio ligeiramente mais ameno. Os desportos de inverno continuam sendo um excelente programa, e as montanhas continuam cobertas de neve em paisagens inesquecíveis.

E se você pensa que Carnaval é só no Brasil e nos outros países é mixa, pagou língua. O carnaval em Itália pode ser mágico, como o de Veneza, que alia o mistério inerente da cidade, aos dias e noites de nevoeiro e aos mascarados típicos, com bailes luxuosos, numa atmosfera única.

É claro que a cidade vai estar absolutamente cheia e mais cara. Mas não é só Veneza que celebra o Carnaval. Por toda a Itália existem celebrações, paradas, desfiles, carros alegóricos.

Viareggio, na costa da Toscana, tem uma das maiores celebrações do Carnaval na Itália. Festivais, eventos culturais, concertos e bailes de máscaras, acontecem tanto na cidade quanto nos arredores.

No Piemonte, na cidade de Ivrea existe uma celebração de carnaval única com raízes medievais, e que inclui desfile seguido de batalhas de arremesso de laranjas no centro da cidade.

Verona também no norte, tem uma das mais antigas celebrações do carnaval na Itália, que remonta ao século 16. Na terça-feira gorda, acontece um desfile com mais de 500 carros alegóricos. E na sexta feira santa, acontece o venerdì gnoccolaro, ou sexta-feira do Gnocchi. Em homenagem a esta comida tão querida dos italianos e dos brasileiros, um membro da comunidade é eleito Papa ‘de’ Gnocco, ou Pai do Gnocchi.

Se você quiser algo mais calmo, opções não faltam. Na Sicília por exemplo, o vale dos Templos em Agrigento tem o festival anual das amendoeiras em flor, anúncio de uma Primevera a chegar. O festival tem desfiles, danças tradicionais, experiências gastronómicas e artesanato local. Um encanto.

feriados

  • 8 de Dezembro Immacolata Concezione (Imaculada Conceição)
  • 25 de Dezembro: dia de Natal – fecha quase tudo, incluindo muitos restaurantes. Na véspera de Natal, noite do dia 24, e no dia 25 ao almoço, os restaurantes servem um menú especial. Precisa reserva e é em geral mais caro.
  • 26 de Dezembro: Dia de Santo Estêvão
  • 1 de Janeiro : Ano Novo. Tudo praticamente fecha, incluindo vários restaurantes. Os transportes públicos funcionam e as igrejas abrem mas com horários diferentes. Na noite do dia 31, e no dia 1 ao almoço, os restaurantes servem um menú especial. Precisa reserva e é em geral mais caro
  • 6 de Janeiro: Epifania o La Befana

Nota: nas cidades pequenas o que abre ou não nos feriados varia muito, tanto de cidade para cidade, como de dono para dono dos estabelecimentos incluindo os restaurantes. É muito aleatório, se prepare para isso.

PRIMAVERA

Março a Junho

Época gloriosa, cheia de cores e cheiros, mas não se esqueçam do ditado: em Abril águas mil. Chove bastante até Abril, em Maio tudo se transforma e para mim é das melhores alturas para ir a Itália. As temperaturas na Primavera são agradáveis, ainda não muitos quentes, e ainda é possível visitar a Itália antes que cheguem as hordas de turistas que visitam a Itália no Verão.

A Costa Amalfitana está linda nesta altura, para mim a melhor para a visitar.

Abril trás imensas celebrações e festivais de primavera, desde os festivais das túlipas na Úmbria (uma das minhas regiões preferidas na Itália, e menos turística), à Festa di San Marco em Veneza e ao festival da alcachofra (carcciofo). A paisagem da Toscana fica linda, cheia de flores silvestres em todas as cores.

No dia 21 de Abril celebra-se o Natale di Roma, o aniversário da minha cidade preferida na Itália. No domingo mais próximo de 21 de Abril acontece um desfile com os participantes em trajes da Roma antiga, no qual participam mais de 2000 pessoas.

A Piazza di Spagna embeleza-se com a escadaria decorada com milhares de flores, e nesta época reabre também o Roseto Comunale, com as suas mais de 1100 espécies de rosas, todas floridas numa profusão de cores e cheiros.

Em Maio em Florença e possível visitar o maravilhoso Giardino dell’Iris, a flor símbolo da capital Fiorentina, que tem mais de 1500 espécies desta flor. O jardim fica perto da Piazzale Michelangelo, de onde você pode apreciar uma das vistas mais lindas de Florença.

Nesta época acontece também a Páscoa e claro, nessa altura tudo fica lotado e bastante caro, já sem contar que muitas atracções fecham no feriado. Depois do Natal, a Páscoa é a festa tradicional mais popular.

Na Semana Santa, são muito comuns as procissões em várias cidades de Itália, as representações sacras, as festas, e as tradições populares. As celebrações começam no Domingo de Ramos. Na Sexta Feira Santa acontecem em muitas cidades as encenações da Paixão de Cristo (em Sorrento tem uma linda) com procissões religiosas pelas ruas e os participantes em roupas de época.

No Vaticano, as celebrações da Páscoa estão a comando do Papa na Basilica di San Pietro. No Sábado de Páscoa (Sabato Santo) acontecem procissões.

Feriados

  • Abril: Páscoa, a data varia de ano para ano
  • Na segunda-feira após o domingo de Páscoa – Pasquetta
  • 25 de Abril: dia da Libertação Italiana (Liberazione Italiana)
  • 01 de Maio: dia Internacional do trabalhador (Festa del lavoro)

Verão

Junho a Setembro (23)

Para mim, esta é a época mais infernal para visitar a Itália. Não cometa o erro de subestimar o Verão Italiano. Ele é extremamente quente e sufocante, sem contar que a Itália se enche de turistas, fica mais cara. No verão acontece também o Ferragosto e muita coisa fecha.

Agosto é o mês de férias na Europa e Estados Unidos, e já imagina como é né? Não só as praias se enchem de Italianos, como todo o país se enche de turistas. Infernal.

No verão acontecem imensos festivais culturais e folclóricos – desde torneios nas cidades medievais, a exibição de filmes ao ar livre, shows e concertos musicais, e por aí vai.

Os famosos campos de girassol da Toscana acontecem no Verão, de metade de Junho a Julho. Sem dúvida é uma visão maravilhosa e inesquecível. Mas atenção que não acontecem só na Toscana não, existem campos de girassois espalhados por todo o país, com alturas ligeiramente diferentes de floração. É também nesta época que florescem os campos de alfazema (lavanda).

Em Agosto acontece o Ferragosto que celebra a Assunção de Maria e que dá início à época de férias dos Italianos. Quase tudo fecha, e nas cidades pequenas pior. Programe-se para isso e uma dica é aproveitar para conhecer as atracções ao ar livre, que nas grandes cidades Italianas não faltam.

Em Setembro começa a minha época preferida para visitar a Itália. Temperaturas mais amenas a partir de meados de Setembro, especialmente de noite. Bem menos turístico e os preços começam a cair. As árvores começam a mudar de cor prenunciando o Outono, para mim a época mais bela em Itália.

Setembro marca o início da época das colheitas, com imensos festivais dedicados às trufas (Tartufi), prosciutto (presunto) azeite de oliva, queijos e muito mais.

Em Veneza no dia 1 de Setembro realiza-se a regata Storica, uma corrida de gôndolas que tem milhares de anos de tradição, e inclui um desfile de gondolas do século 16, com os gondoleiros vestidos com os trajes da época.

No final de Setembro começa a víndima – La Vendemmia, que é a colheita da uva, com imensos festivais dedicados ao vinho.

feriados

  • 2 de Junho: Festa della Repubblica (Festa da República) 
  • 15 de Agosto: Ferragosto ou Assunzione          

Outono

Final de Setembro a 21 de Dezembro

Ahhhh o Outono. A minha época preferida na Itália. As cores, os cheiros, os sabores, o clima, tudo me encanta. As árvores vestem-se em tons de amarelo, laranja e vermelho. Já se pode andar nas ruas à vontade, com menos turistas, mais barato e um clima mais que agradável.

Nesta época acontecem imensos festivais gastronómicos, uma das coisas que mais amo. Castanhas, Funghi (cogumelos), Tartufo bianco (a rainha das trufas), azeitonas, vinho, salami, e por aí vai.

Em Alba no Piemonte, acontece o festival da trufa branca, todos os finais de semana, do início de Outubro a meados de Novembro. A trufa (tartufo) branca é caríssima, pode chegar a 4.000 Euros por quilo, mas é maravilhosa, de sabor bem mais sofisticado e sutil que a trufa negra.

Também no Outono acontece o festival de cinema de Roma, durante todo o mês de Outubro, atraindo celebridades do mundo inteiro. Em Outubro acontece também o festival do chocolate em Perúgia que apresenta esculturas de chocolate com desenhos super intrincados em enormes blocos de chocolate.

feriados

  • 1 de Novembro. Dia de todos os Santos
  • 8 de Dezembro. Dia da Imaculada Conceição 

E pronto, aqui está o meu mini guia para as suas férias em Itália? Se gostou deixe um comentário e um like, e partilhe com quem possa gostar! Grazie!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.